Iniciando Sua Pesquisa

ATIVIDADES PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETO E INÍCIO DA PESQUISA DOS ORIENTADOS PELO PROF. DR. JÚLIO FACÓ.

Pesquisa para que?

Pesquisar nada mais é do que a busca por uma informação ou conhecimento que ainda não temos. A pesquisa abarca atividades de investigação, muitas vezes solitárias de consulta a livros, periódicos e documentos diversos(impressos ou eletrônicos), envolvendo também conversas com especialistas e grupos de interesse. Tal processo de exploração serve para conhecermos melhor uma realidade ou para descobrirmos verdades, mesmo que parciais ou transitórias.

O Prof. Júlio Facó identificou 4 ações necessárias para começarem suas investigações:

  1. Tema e Contribuição

  2. Benchmarking de Pesquisas

  3. Forma

  4. Regras do Jogo

TEMA & CONTRIBUIÇÃO

Defina e refine seu(s) tema(s) de pesquisa. Identifique a relevância do seu tema e a importância de investigá-lo. Deixe claro qual a contribuição esperada após o término de sua pesquisa e quais os produtos (resultados) que você pretende entregar/desenvolver e atingir com sua investigação.

Para ajudar nessas reflexões, defina também uma pergunta de pesquisa a ser respondida e deixe claro a contribuição e relevância de sua pesquisa, respondendo: Para quem e para que serve sua pesquisa?

BENCHMARKING DE PESQUISA

Após definir seu tema de investigação, tenha em mente que uma pesquisa (seja um Trabalho de Graduação, uma Iniciação Científica, uma Dissertação ou uma Tese) é um empreendimento científico pautado por estilo técnico e rigor metodológico. Dessa maneira faça a leitura prévia de teses/dissertações já publicadas acerca de sua temática de interesse para familiarizar-se com a forma, linguagem, estilo e principalmente, conhecer o que foi feito antes de você por outros pesquisadores.

Procure observar as partes que compõe os trabalhos. Em seguida, eleja alguns capítulos para leitura atentando-se para a forma redacional (citações) e anote as partes que lhe chamaram mais a atenção, bem como as fontes citadas nessas partes de interesse (as fontes bibliográficas citadas estão normalmente ao final dos trabalhos). Assim cada tese/dissertação lhe apresentará uma dezena de autores (e outras fontes) que por sua vez poderão ser pesquisados. E estes autores por sua vez, citam outros pesquisadores, sucessivamente. Dessa maneira ao longo de algumas horas você terá percorrido dezenas de autores/pesquisadores nos seus temas de interesse e começará a familiarizar-se não apenas com o que já foi pesquisado acerca do seu tema, mas também com pesquisadores/autores da área de sua pesquisa.

FORMA

A UFABC por meio de suas bibliotecas dispõe de um GUIA de Normalizações que auxilia pesquisadores (alunos e docentes) na forma de redação de trabalhos acadêmicos .

Familiarizar-se com estas normas é mandatório serão exigidas de todos os orientandos do Prof. Dr. Júlio Facó na confecção de seus trabalhos de pesquisa (Trabalho de Graduação, Iniciação Científica, Dissertação e Tese).

REGRAS DO JOGO E ALÉM

Procure conhecer as regras (resoluções e portarias) que regulamentam sua atividade de pesquisa na instituição.

Identifique claramente o dead line do trabalho e defina com o prof. Júlio Facó as entregas parciais.

Não deixe de consultar também algumas Bases de Periódicos Acadêmicos (Revistas Científicas) para identificar a fronteira do conhecimento sobre seu tema de pesquisa. Nesses journals acadêmicos está o que existe de mais atual sobre qualquer tema que esteja sendo investigado no mundo. Aproveite a oportunidade!

A UFABC conta com acesso privilegiado a diversas bases de Periódicos Científicos Internacionais por meio dos computadores da Biblioteca e pelo Portal de Periódicos da CAPES. Vá até lá, fuce, baixe e faça bom uso dos artigos e dados que lhe interessarem.