A Pesquisa na Graduação: Hands On

ROTEIRO PARA EXECUÇÃO DE PESQUISAS PARA ORIENTADOS PELO PROF. DR. JÚLIO FACÓ.

O Que Preciso Apresentar?

Diversos podem ser os resultados e contribuições de uma Pesquisa. Entretanto, um produto une TODAS as investigações: a entrega de um relato final. Tal relato, pode ser na forma de TG/TCC(para Graduação), Relatório de Pesquisa (para Iniciação Científica), Dissertação (Para Mestrado), etc..

Dessa maneira, a partir dos Primeiros Passos da Pesquisa inicia-se a investigação de, pelo menos, uma resposta para a pergunta de pesquisa formulada inicialmente.

Quanto tempo tenho para finalizar um TG ou IC?

9 meses!

Esse é o tempo que os orientandos do prof. Júlio têm para realizar suas pesquisas e entregar o relatório final para correções e refinamentos a tempo de ser submetido para avaliação final.

Orientações para Execução do TG

Você terá dois quadrimestres para desenvolvimento de seu TG durante a disciplina TG-I e TG-II. Ao longo destes dois quadrimestre letivos concentre-se para tentar finalizar seu TG e poder dedicar-se ao longo do TG-III (terceiro quadrimestre) a refinamentos do trabalho e desenvolvimento de artigo científico para disseminação do conhecimento adquirido ao longo do desenvolvimento de sua pesquisa.

TG I:

O produto final esperado para o TG-I deverá ser a confecção da estrutura do trabalho(com base no modelo de normalização de trabalhos acadêmicos da UFABC) com a redação das partes a seguir:

CAPA: Contendo dados essenciais que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).

FOLHA DE ROSTO (conforme NBR 6029/2006): Contendo nome dos autores, título principal e subtítulo, nota de apresentação (monografia; nome da instituição a que é submetida e área de concentração ou disciplina), nome completo do orientador e co-orientador (quando houver), local - cidade, data – ano de publicação.

DEDICATÓRIA (OPCIONAL): Página onde o autor presta homenagem a uma ou mais pessoas.

AGRADECIMENTOS (OPCIONAL) : Agradecimentos a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho.

EPÍGRAFE (OPCIONAL): Pensamentos retirados de um livro, uma música, um poema, normalmente relacionado ao tema do trabalho, seguida de indicação de autoria. As epígrafes podem ser colocadas também nas folhas de abertura de cada capítulo.

RESUMO (em português conforme NBR 6028/2003): Apresentação concisa dos pontos relevantes do texto. Deve ressaltar o objetivo, o método, resultados e conclusões do trabalho. Tudo em parágrafo único, com extensão de 150 a 500 palavras. Devem conter palavras-chave (de três a cinco) representativas do conteúdo do trabalho, logo abaixo do resumo.

SUMÁRIO (conforme NBR 6027/2003): Contendo enumeração dos capítulos, seções e partes que compõem o trabalho, seguido das páginas. Em termos práticos o sumário somente pode ser redigido após a introdução, objetivos e justificativa bem fundamentadas. Faça uso dos recursos do WORD para facilitar a indexação dos capítulos, títulos e subtítulos. Exemplo a seguir:

1 SEÇÃO PRIMÁRIA

1.1 Seção secundária

1.1.1 Seção terciária

INTRODUÇÃO: Deve conter a natureza do trabalho, o tema proposto e outros elementos para situar o trabalho. Apresente o tema do trabalho e o contextualize de modo claro, objetivo e preciso, indicando suas partes e o recorte (ponto de vista) sob o qual será desenvolvida a pesquisa. O tema pode ser apresentado sob forma de um problema ou pergunta, apresentando uma ou mais questões cuja resposta deverá ser desenvolvida ao longo do próprio trabalho, discorrendo sobre a oportunidade de pesquisa (tanto em termos práticos, como teóricos) do tema proposto.

OBJETIVOS: Contendo definição precisa do que pretende-se alcançar com a realização do TG (o que se propõe fazer e quais aspectos pretende-se analisar no desenvolvimento do tema).

JUSTIFICATIVA: Consiste em expor os motivos que levaram o(s) autor(es) do TG a estudar tal tema específico e não outro qualquer. Portanto, deve-se mostrar a importância do estudo deste tema (tanto em termos acadêmicos quanto práticos), expondo a contribuição do estudo para a problemática proposta na Introdução.

METODOLOGIA DE PESQUISA: Deve abordar a forma utilizada para a análise do tema proposto. Procure detalhar os principais procedimentos, técnicas e instrumentos que serão utilizados na coleta de informações e dados. Para redigir a metodologia, pense o seguinte: será que o método de pesquisa contribui de fato para a plena resposta à pergunta de pesquisa e aos objetivos propostos? Ou ainda: todos os passos da minha pesquisa estão claramente descritos para que outros pesquisadores possam repetir esta pesquisa? Se a resposta for sim para ambas as perguntas, então sua metodologia deve estar adequada. Identifique também as fontes de dados(informações) e amostra para realização de sua pesquisa.Dica: Procure descrever qual a abordagem? Como será a coleta de dados? Quais dados serão capturados? Quem será entrevistado (níveis hierárquicos, função e horas de entrevista se houver)? Haverá questionário? Como as perguntas serão/foram elaboradas? etc.. Uma vez superadas essas etapas iniciais da metodologia, concentre-se ainda no TG-I em finalizar a Metodologia apresentando o método adotado (ex.: entrevista, questionário, observação, experimentação, população pesquisada, características e quantificação quando houver).

IMPORTANTE: O Desenvolvimento do Trabalho de Graduação é a parte mais extensa da pesquisa e compreende a revisão da literatura, metodologia e exposição da pesquisa.

TG II:

O produto final esperado para o TG-II deverá ser o desenvolvimento do trabalho com Revisão da Literatura, Coleta de Dados e Análise continuando a redação das partes do Trabalho de graduação, quais sejam:

REVISÃO DA LITERATURA: Consiste na fundamentação lógica do tema cuja finalidade é expor e apresentar as principais idéias e definições, com objetividade e clareza. Infelizmente não existe uma divisão única para todos os trabalhos. A divisão mais adequada e escolha de tópicos que serão desenvolvidos deve estar alinhada à temática de cada TG. É importante sejam apresentadas obras, autores e pesquisadores seminais e atuais alinhados com a temática do TG, fazendo as devidas referências, de acordo com as normas de citação direta ou indireta. A revisão de literatura compõe-se da evolução do tema e idéias de diferentes autores sobre o(s) assunto(s) de interesse. Deve

conter citações textuais ou livres, com indicação dos autores conforme norma NBR 10520. Uma dica é concentrar-se em obras publicadas em periódicos acadêmicos sobre o(s) tema(s) de interesse sempre analisando a bibliografia de cada artigo científico para buscar outros trabalhos/autores, tal como foi feito durante o passo 2 com foco agora em periódicos científicos.

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS: Trata da exposição da pesquisa e análise dos dados obtidos, as estatísticas, comparações com outros estudos e outras observações que se fizerem necessárias, contento toda a descrição e análise dos casos/dados obtidos durante a pesquisa, sempre buscando sua relação com os Objetivos de pesquisa e Revisão da Literatura descritos na parte 5 e 6.

CONCLUSÃO: Trata da discussão dos resultados obtidos na pesquisa, onde se verificam as as hipóteses (eventualmente levantadas pelo(s) autor(es) do TG, bem como resposta ao problema de pesquisa e atendimento aos objetivos propostos inicialmente(durante a parte 5). apresente também as limitações de pesquisa e sugestões de estudos futuros. Note que a conclusão corresponde à parte que encerra e "dá fechamento" ao trabalho. Consiste em uma resposta ao tema anunciado na introdução, sendo uma síntese dos principais argumentos dispersos pelo trabalho, de forma concisa apresentando as principais contribuições que o TG trouxe. CUIDADO: não vá além dos resultados obtidos durante o desenvolvimento. DICA: Uma boa introdução e uma boa conclusão normalmente são indicadores de clareza e consistência de pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Compõe a parte final do trabalho e devem ser revistas para adequar-se ás normas vigentes de citação. Somente coloque referência das obras/autores de fato consultadas e utilizadas ao longo do TG. A expectativa é de que haja, em média: 60% de artigos científicos citados; 25% de livros de relevância; 10% de teses/dissertações; e, 5% de referencias diversas.

ANEXOS (OPCIONAL): Se houver a necessidade de abordar um tema ou inserir um documento necessário, mas não fundamental, à pesquisa que contribua no detalhamento de alguma parte abordada pelo(s) autor(es), este pode ser o lugar adequado. consulte seu orientador sobre a pertinência ou necessidade de anexos em seu trabalho.

IMPORTANTE: Usualmente, conforme cronograma de depósito de Trabalhos de Graduação elaborado pela Coordenadoria de Trabalhos de Graduação da Engenharia de Gestão, os trabalhos devem ser entregue entre a 6a e 8a semana letiva em sua versão final para a Banca Examinadora.

TG III:

O produto final esperado para o TG-III deverá ser o trabalho de graduação completo e refinado. Caso os alunos desejem ir além recomenda-se desenvolver a experiencia de tentar publicar seus trabalhos ao longo do TG-III. Trata-se de uma oportunidade para disseminar o conhecimento desenvolvido com a elaboração do trabalho de graduação:

DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO:: Trata-se de uma oportunidade, para os alunos que desejarem, de desenvolver e experimentar as competências de transformar o Trabalho Acadêmico em um artigo para ser submetido a congresso ou periódico.