Como Encontrar Referências Bibliográficas?

Há vários caminhos para se buscar referências bibliográficas e identificar quais são os autores e estudos relevantes para serem citados na sua pesquisa. Uma sugestão é seguir os passos a seguir:

    • identificar textos (artigos científicos e livros) de interesse acerca do(s) tema(s) a ser(em) pesquisado(s);

    • em seguida, escolher alguns capítulos (ou partes do texto) para leitura aprofundada

    • reter ou registrar as partes que lhe chamaram mais a atenção nestes textos selecionados, bem como as fontes(autores e trabalhos) citadas nessas partes de interesse (observação: as fontes bibliográficas citadas estão normalmente ao final dos textos).

    • buscar os textos das fontes bibliográficas citadas e repetir o processo a partir do item (b), tantas vezes quanto for necessário.

The study of science, technology and innovation (In: Research Policy Volume 33, Issue 9, November 2004, Pages 1405–1417)

Autores = + Autores

Assim cada texto lhe apresentará uma dezena de autores (e outras fontes) que por sua vez poderão ser pesquisadas e lhe mostrarão outros novos autores e fontes, sucessivamente Dessa maneira ao longo de algumas horas você terá percorrido dezenas de autores/pesquisadores nos seus temas de interesse e começará a familiarizar-se não apenas com o assunto, mas também com pesquisadores/autores da área de sua pesquisa.


Exemplo visual deste esforço pode ser encontrado em "The scientometric world of Keith Pavitt: A tribute to his contributions to research policy and patent analysis" publicado em 2004 pelo Periódico Research Policy (V.33, N.9, Nov/2004, pp.1405–1417)

+Autores = ++Autores

A partir de um pequeno número de autores, pode-se obter centenas e centenas de outras fontes de consulta formando redes multidimensionais de autores/textos que enriquecerão seu trabalho de pesquisa.


Imagens disponíveis em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048733304001143 e http://www.scottbot.net/HIAL/
Rede completa com centenas de citações a partir de uma dezena citações.

DICA

VALE A PENA COMEÇAR COM OS ARTIGOS/PESQUISAS MAIS CITADOS E EM SEGUIDA PARTIR PARA AS PESQUISAS MAIS RECENTES.

Dessa maneira, parte-se de trabalhos consagrados (seminais) para estudos mais atuais (estado-da-arte).