MATERIAIS DE APOIO PARA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO AOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFABC - 2024
As aulas serão ministradas na Sala de aula: Auditório 801 no 8º andar do Bloco B (nova sala indicada pela PROGRAD/Direção CECS(), além deste espaço, reservei um link de uso livre pelos grupos/alunos para troca de informações e aprendizados além dos horários das aulas.
Formação de Grupos
Consulte a lista de alunos matriculados na sua turma na disciplina, combine com seus colegas a formação do grupo e envie email ao professor e facilitadores informando nome completo e RA dos integrantes do grupo com o tema/livro escolhido para a ATIVIDADE I. Não se esqueça de copiar todos os membros do grupo.
Responsabilidades e Atuação de Grupos
Grupos de 3 até 7 integrantes.
Os grupos são auto-geridos, ou seja, conflitos devem ser resolvidos pelo próprio grupo.
As Notas/conceitos/participação serão atribuídos apenas àqueles que tiverem seus nomes e RAs nas atividades entregues.
Nesta Primeira semana começamos a refletir sobre o "Por Que" das boas empresas e sobre a importância da conexão com o cliente para uma boa Proposta de Valor. Em seguida investigamos as entranhas de um Propósito bem alinhado com o cliente abordando mais exemplos reais. Falaremos do 'trabalho', das 'dores' e dos 'ganhos' que os produtos os serviços contratados pelos clientes envolvem. Assistam aos vídeos, façam suas anotações e bons estudos!
Vídeo Opcional sobre Teoria Golden Circle (2009) com legendas em português: https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action
Leitura opcional do Mind Tools Editorial Team. (2017). Creating a Value Proposition: https://www.mindtools.com/CommSkll/ValueProposition.htm
Alinhamento (FIT)
Trabalho (JOB)
Dor (PAIN)
Ganho (GAIN)
Nestas Segunda e Terceira semanas apresentamos uma das ferramentas mais poderosas e atuais para elaborarmos uma proposição de valor de impacto. Trata-se do reconhecimento de qualquer negócio de sucesso e da essência de sua administração para oferecer bens (produtos e serviços) que “se ajustem” ao que o consumidor deseja e precisa, de uma forma original e única. Trata-se do CANVAS, também chamado de Business Model Canvas (BMC) que pode ser usado para descrever qualquer negócio.
Introdução às diferenças entre Business Plan e Business Model Canvas
Leitura Opcional: Trecho do Livro Business Model Generation de Alexander Osterwalder (em inglês): CLIQUE AQUI
Tookit opcional: Site Strategyzer & The Business Model Canvas(BMC). disponível em: https://strategyzer.com/canvas/business-model-canvas
Toolkit opcional: Site SEBRAE para BMC, disponível em: https://sebraecanvas.com/#/
IMPORTANTE: O CANVAS deverá ser aplicado na análise do caso de cada grupo(ATIVIDADE FINAL).
Como Criar uma Proposta de Valor de Impacto?
Como Identificar e Compreender seus Clientes?
Como Estabelecer Canais de Valor para os Mercados?
Como Criar Relações Valiosas e Duradouras?
Onde Está o Dinheiro? Show me the Money!
Quais e como assegurar recursos-chave para o negócio?
Quais são as atividades-chave para o nosso negócio?
Quem são os parceiros-chave de um negócio de valor?
Onde estamos gastando o dinheiro do nosso negócio?
Kodak: Neste vídeo o Prof. Danilo Nascimento dá uma aula prática do uso da ferramenta CANVAS para um caso de (in)sucesso.
Google: Neste case é apresentado um BMC aplicado ao Google.
IMPORTANTE: O CANVAS deverá ser aplicado na análise do caso de cada grupo(ATIVIDADE FINAL).
Nesta Quarta e Quinta Semanas faremos uma Varredura de Horizonte para nos ajudar a conhecer o mercado, abordando um tema importante para as boas empresas: Estratégia. A estratégia emerge a partir da tríade: Proposição de Valor (semana 1) + Canvas (semanas 2 e 3) + Varredura de Horizonte (semanas 4 e 5).
Um autor clássico e seminal nessa temática é Michael Porter cujas ideías continuam atuais e presentes, dando origem a mais uma Ferramenta: Matriz de 5 Forças, que se bem associada à outras duas Ferramentas: Análise PEST e Matriz SWOT, transformam o exercício da Estratégia em uma prática promissora! Por fim, mais atual, outros dois autores propõem uma abordagem inovadora para empresas buscarem alternativas estratégicas para sobreviverem. São eles, Chan Kim e Renée Mauborgne, criadores da Estratégia do Oceano Azul que serve de base para um redesenho da estratégia de qualquer empresa que deseja inovar.
Vídeo Estratégia Competitiva e Inovação: https://www.youtube.com/watch?v=f2X8HI93AIA&feature=emb_logo
Capítulo de Livro (Peter Drucker) sobre Missão e Finalidade da Empresa: CLIQUE AQUI
Caso Nintendo (5 Forças de Porter e Matriz SWOT): CLIQUE AQUI
Artigo M. Porter HBR(em inglês): CLIQUE AQUI
Artigo Kim & Mauborgne HBR(em inglês): CLIQUE AQUI
IMPORTANTE: As Ferramentas apresentadas nesse módulo podem ajudar, se bem aplicadas, na análise do caso de cada grupo(ATIVIDADE FINAL).
Porter - Intro
Porter - Compradores
Porter - Fornecedores
Porter - Substitutos
Porter - Novos Players
Porter - Rivalidade e Concorrência
P.E.S.T.
S.W.O.T.
Nesta Sexta Semana, agora que temos os blocos básicos de construção de um negócio (sim, tenho certeza que todos lembram do nosso velho amigo CANVAS!), é um bom momento para dar uma olhada rápida no que pode acontecer quando um negócio “sofre uma perturbação” no seu CANVAS: pode ocorrer uma "disrupção". Esses negócios disruptivos podem ser pioneiros em mercados, em modelos de negócios ou em tecnologias, mas existem críticas a essa abordagem - e não são poucas! Assim, nesta semana, iremos conhecer o que constitui de fato uma “disrupção” analisando as teorias de Clayton Christenson e Rita McGrath sobre algumas estruturas de administração que podemos usar para dizer se os negócios são realmente “disruptivos” ou apenas novos.
ATIVIDADE PARCIAL:
Todos os grupos devem entregar a atividade parcial ATÉ a 7a semana.
ATIVIDADE FINAL:
Todos os grupos devem entregar a atividade final ATÉ a 10a semana.
É responsabilidade dos grupos garantir/confirmar o acesso do professor Júlio aos materiais até as datas&horários limites. Dessa maneira sugerimos envio antecipado para confirmarmos recebimento e acesso às pastas/arquivos. Nossos dados de contato estão nas regras atualizadas da disciplina.
Sétima semana: Entrega da ATIVIDADE PARCIAL, conforme regras e plano de ensino.
Entregas serão aceitas até horário e dia definido.
Após a entrega, revejam os materiais para o trabalho Final (a ser entregue na 10a semana).
Sucesso nesta avaliação parcial!
Também compartilhamos os textos e vídeos com os temas e apresentações parciais dos grupos de maneira a que todos tenham acesso aos conteúdos produzidos coletivamente neste e em anos anteriores.
Nesta Oitava semana abordaremos a Evolução dos Sistemas Produtivos e seus reflexos na Administração das Organizações. Tal evolução tem suas raízes históricas no Fordismo (Escola de Gestão Clássica) passando pelo Toyotismo (Escola de Gestão Baseada em Processos). Dessa maneira um tema adjacente que emerge é a compreensão da Estrutura Organizacional de uma empresa e sua relação com a própria organização do trabalho.
Linha de Produção & Modelo-T
Fordismo X Toyotismo
Origens do Toyotismo
pate I
parte II
Tipos, Conceitos e Exemplos
Nona Semana: Nesta semana que antecede a entrega da ATIVIDADE FINAL, aproveitamos a ocasião, para abordar um tema final igualmente importante para as boas empresas e seus negócios que é a compreensão do mercado(por meio da leitura do texto Miopia em Marketing), para além das abordagens e ferramentas vistas até aqui.
Além disso, esta semana, é a oportunidade para os grupos se familiarizarem - se ainda não o fizeram - com as atividades finais que outros colegas em turmas passadas já fizeram e estão disponíveis na Playlist de Casos no Canal da Disciplina. Inspirem-se. O Show é de Vocês!
Este é o famoso texto "Marketing Miopia" que até hoje - décadas depois de sua primeira publicação - continua atual e reedidado em dezenas de linguas.
O vídeo precisa contar uma "história", por isso recomendo utilizar técnicas de STORYTELLING. A internet é farta deste conteúdo e está disponível aos grupos que quiserem aprender por conta própria sobre essa técnica, que lhes será muito útil ao longo da sua vida profissional!
Selecionem e usem ferramentas apresentadas na disciplina para analisar o que aconteceu com a empresa/marca/negócio e como poderia ser diferente (lembrem-se que a utilização do CANVAS é obrigatória, as demais ferramentas são opcionais, a critério dos grupos).
Preparem um roteiro. Eu fiz uma sugestão a seguir para os grupos que desejarem:
Parte I (Era uma vez...): Descobrir o que aconteceu com a marca/empresa/negócio. (Pesquisar notícias, blogs, sites, entrevistar ex-funcionários/ex-clientes, etc...). Contar a história do que aconteceu.
Parte II (Então...): Aplicar Canvas e alguns dos outros conceitos/ferramentas tratados durante a disciplina na situação que levou ao fim da empresa/marca, à sua falência, quebra ou aquisição por outro grupo empresarial.
Parte III (E se...) Usar Canvas associado a outras ferramentas/conceitos vistos durante a disciplina para propor um caminho para a empresa/negócio e evitar seu fim ou evitar sua venda para outro grupo empresarial. Recomendo uma BOA análise de Concorrência (Varredura de Mercado usando PORTER e outros).
Notem que as três partes contam uma história e servem como roteiro-base do storytelling.
Caprichem no vídeo e soltem a criatividade!
Quanto à forma, recomendo atenção:
Dados e informações legíveis na tela (vejam contraste e tamanho da fonte), evitem letras claras em fundo claro ou letras escuras em fundo escuro.
Atenção aos sons e narração - não pode estar baixo demais e devem ser claros, permitindo plena compreensão do que está sendo dito/mostrado.
Não se esqueçam das legendas (não é obrigatório e não influencia a nota final) mas ajudam na compreensão e acessibilidade do video.
Bem vindos à Décima Semana!
Nesta semana teremos a entrega das ATIVIDADES FINAIS.
Lembrem-se de mandar email para o professor Júlio e monitores, compartilhando a atividade.
Não se ensqueçam de, além do vídeo final, entregar uma página em WORD ou PDF com nome completo dos participantes (e RA) da ATIVIDADE FINAL, que efetivamente contribuíram, para fins de nota/conceito.
Os grupos que quiserem enriquecer suas apresentações podem entregar numa folha(PDF ou WORD) as referências consultadas para o caso final. Recomendo que tentem incluir tais referências no video para dar mais robustez à sua apresentação.
Entregas serão aceitas até horário e dia definido.
Os grupos que eventualmente tiverem entregue e quiserem atualizar/modificar, podem fazê-lo até a data/horário limite.
Parabéns a tod@s que chegaram até aqui!
Nestas décima-primeira e décima-segunda semanas as devolutivas com as notas/conceitos finais serão entregues e haverá a oportunidade de recuperação para aqueles que fizerem jus conforme regras vigentes da universidade.
Também serão compartilhados no canal da disciplina os vídeos aprovados para que tod@s possam aprender coletivamente com as atividades desenvolvidas nestas semanas.
Prof. Júlio Facó